A casa inteligente é o futuro da habitação. É uma tendência irreversível no mercado imobiliário e está cada vez mais presente nas nossas vidas. Opinião de João Sousa, CEO da JPS Group.
Em Julho, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 3,6% em termos homólogos, mantendo o valor observado no mês anterior. O preço dos materiais apresentou uma variação homóloga de -0,5% e o custo da mão-de-obra de 9,1%, avança hoje o INE.
Entre Abril e Junho, a venda de imóveis novos subiu18% em relação ao mesmo período do ano passado. Tendo em consideração o 1º semestre, o aumento é de 25% em relação ao período homólogo, indica a rede de mediação.
A "Herdade Real de Santiago", localizado em Pegões, é o maior empreendimento até ao momento da promotora JPS GROUP, num investimento de 220 milhões de euros. O local não podia ser melhor, a poucos minutos do novo aeroporto "Luís de Camões" em Alcochete.
O novo Simplex urbanístico que entrou em vigor em março, sendo positivo, atrasou todos os processos a decorrer, devido à necessidade de adaptação por parte das entidades licenciadoras, e a sua aplicação prática tem causado algumas dúvidas entre os profissionais do setor e novos atrasos. Opinião de João Sousa, CEO do JPS GROUP.
Nos últimos três meses, o portal Imovirtual teve em média 12 279 anúncios activos de nova construção por mês, o que representa um crescimento de 36% face ao período homólogo.
A procura de uma qualidade de vida mais perto da natureza, de casas de baixa manutenção com espaços exteriores, em zonas mais seguras e menos habitadas, já é uma tendência mundial, e leva também as famílias portuguesas a procurar casas fora dos grandes centros. Opinião de João Sousa, CEO do JPS Group.
Em Outubro, o INE estima que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 1,5% em termos homólogos, menos 0,6 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior.
A construção de casas em Portugal é uma tarefa complexa, demorada e burocrática, o que dificulta muito a atividade da promoção imobiliária, e é esse um dos principais motivos para haver pouca obra nova em Portugal. Opinião de João Sousa, CEO da JPS Group.
Em Setembro, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 2,1% em termos homólogos. O preço dos materiais apresentou uma variação homóloga de -1,7% e o custo da mão-de-obra de 7,5%, indica hoje o INE.